1 2 3 TurboSocks - Meias em 3 tempos by Marta Martins

1 2 3 TurboSocks - Meias em 3 tempos

Knitting
February 2016
Fingering (14 wpi) ?
28 stitches = 4 inches
US 1½ - 2.5 mm
224 - 459 yards (205 - 420 m)
S - M - L
Portuguese
This pattern is available as a free Ravelry download

Nesta minha primeira receita de tricot publicada pretendo descrever as instruções para um método muito simples e adaptável à forma de cada pé.
São propostos 3 tamanhos que correspondem não ao habitual comprimento do pé, mas ao perímetro do pé: Small (pé pequeno/mulher - 20cm ), Medium (pé médio/mulher 23cm) e Large (pé grande/homem – 26cm). Assume-se também que o fio utilizado é fio com a espessura habitual para meias (cerca de 400m por 100g) e, tricotado com agulhas entre 2,00mm e 2,75mm, resulte numa amostra de tensão de 28 malhas em 10cm.
Espera-se que depois de tricotado o primeiro par, cada pessoa faça os ajustes/adaptações que considera mais adequados.
Para tricotar um par de meias com esta receita é necessário saber montar malhas, tricotar em meia e liga, fazer aumentos e reduções (mates) e finalmente cerzir. As técnicas de aumentos, reduções e cerzir serão explicadas ao longo das instruções.
São meias iniciadas pelo cós da perna até à biqueira, sendo o calcanhar tricotado posteriormente, no local previamente preparado para tal.
O padrão é também muito simples: apenas com o cós em canelado, para se ajustar à perna, toda a meia é em jersey. No entanto é muito fácil introduzir um elemento decorativo, como um torcido ou painel de algumas malhas com um padrão rendado. Ou tão simplesmente tricotar toda a perna em canelado. A imaginação é o limite.