Como este trabalho é um reciclar do fio coral ao que juntei o fio castanho para render num peça maior, decidi começar por cima com o castanho e depois seguir com o corpo e mangas no coral até acabar e, se necessário, acrescentar apontamentos na base em castanho
receita
encaixe
Com fio castanho e agulhas 2.5 mm, montar 84 malhas e seguir 5 nós em canelado 1/1.
Trocar para agulhas 3.5 mm e seguir em meia.
Carreira pelo avesso: liga
Carreira pelo direito: 2 meia, aumento à esquerda, ∆ seguir em meia até uma malha antes do marcador, aumento à direita, 1 meia, passa marcador, 1 meia, aumento à esquerda. Repetir desde ∆ 2 vezes, seguir em meia até 2 malhas do fim, aumento à direita, 2 meia.
Na primeira carreira (em liga), colocar marcadores: 1° após 30 malhas (frente +1 orla), 2° após mais 12 malhas (manga direita), 3° depois de mais 29 malhas (costas), últimas 13 malhas (manga esquerda +1 de orla).
Carreiras curtas para o decote, a começar 2ª carreira (pelo direito): Não esquecendo de fazer os aumentos como descrito acima, seguir até uma malha a seguir ao 3° marcador, virar e ponto duplo, repetir e virar malha a seguir à do ponto duplo 2 vezes e na seguinte vez na 2° malha a seguir ao ponto duplo e na seguinte na 3° malha a seguir ao ponto duplo. Na carreira seguinte, fazer uma carreira completa pelo direito. Trabalhar 3 malhas, virar e fazer ponto duplo. E fazer como o outro lado, mais 2 vezes a seguir e depois à 2° e depois à 3°.
Seguir em meia, como estabelecido e iniciar o coração “grande” na 16° carr a contar no decote e na primeira carreira depois de terminar o coração, seguir a trabalhar em circular eliminando as 2 malhas de orla, ao unir o trabalho.
Seguir até ficar com 68 + 85 + 68 + 85 = 306 malhas
separação das mangas do corpo
Com outro novelo, kfb, meia até 1 malha antes do próximo marcador, kfb = 70 malhas.
Deixar as restantes malhas em espera e trabalhar estas malhas em idas e voltas, para a manga esquerda.
manga
Seguir em meia 5 nós a direito e depois fazer uma carreira de diminuições e repetir a cada 8ª carreira até ficar com 52 malhas (total 9 diminuições).
Carreira de diminuições (pelo direito): 1 meia, mate à esquerda (ssk), seguir em meia até 3 malhas do fim, mate à direita (k2tog), 1 meia.
Trocar para agulhas 2.5mm e distribuindo 4 mates na primeira carreira (=48 malhas), seguir 6 nós em canelado 1/1. Trocar para fio castanho e seguir mais 3 carr. em canelado 1/1. Rematar como se apresentam.
corpo
Retomar o fio anterior e seguir com as malhas das costas até ao próximo marcador. (Repetir para a manga direita).
Retomar o fio do corpo e trabalhar as malhas da frente. Seguir em circular e em meia 17 nós.
Trocar para agulhas 2.5 mm e seguir 6 nós em canelado 1/1. Trocar para fio castanho e seguir mais 3 carr. em canelado 1/1. Rematar como se apresentam.
Abertura do decote
Coser a manga até ao à troca de cor.
Com agulhas 3.5 mm e fio castanho montar do lado da frente 36 malhas. Seguir 2 carreiras em canelado 1/1. Na 3° carreira (pelo avesso), fazer as casas. Trabalhar mais 3 carreiras e rematar.
carreira das casas: trabalhar 1 malha, (mate, laçada, 10 malhas)×2, mate, laçada, 9 malhas.
Do lado da manga e com agulha de crochê 3mm, fazer uma carreira de ponto baixo, num rácio de 3 carreiras, 2 pontos.