Camisola da medida
Manga:
comprimento 68 // cabeça 54 // interior 42 // largura 32
Corpo:
peito 90 // costas 60 // ombro 38
GOLA:
Com agulhas 4 mm, montar 100 malhas.
Unir em circular e colocar marcador de início de carreira.
Trabalhar uma carreira em meia. Seguir 4 nós em canelado 1/1.
ENCAIXE:
Trocar para agulhas 4.5 mm e trabalhar o gráfico A.1 (motivo 4 malhas ×25). Ficamos com 200 malhas.
De seguida, tricotar o A.2 (motivo 8 malhas ×25). Ficamos com 300 malhas.
Seguir em meia 12 nós.
Dividir, então, a peça para as costas/a frente e as mangas. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira:
Tricotar 42 malhas meia (= ½ costas), colocar as 66 malhas seguintes num fio auxiliar para a manga, montar 8 malhas (= lado, sob a manga), tricotar 84 malhas meia (= frente), colocar as 66 malhas seguintes num fio auxiliar para a manga, montar 8 malhas (= lado, sob a manga), tricotar as 42 últimas malhas em meia (= ½ costas).
Terminar as costas/a frente e as mangas separadamente.
COSTAS & FRENTE:
184 malhas. Colocar 1 marcador a meio das 8 novas malhas sob cada manga (= referências para os lados da camisola). Temos, então, 92 malhas para a frente e 92 malhas para as costas.
Tricotar em redondo, em ponto meia 12 nós.
Na volta seguinte, aumentar 1 malha de cada lado dos marcadores laterais: 1 malha antes do marcador, M1R, 1 meia, passa marcador, 1 meia, 1 M1R (= aumenta-se 4 malhas).
Aumentar desta maneira a cada 24ª carreira, mais 2 vezes = 98 malhas.
Seguir mais 12 nós a direito.
Iniciar sequência de carreiras curtas (para criar um “rabo”):
Partindo do inicio da carreira, seguir até 5 malhas do marcador do lado, virar o trabalho, fazer ponto duplo e seguir até 5 malhas do outro marcador do lado (passando marcador do início de carreira), virar e fazer ponto duplo. Na carreira seguinte, trabalhar até 5 malhas antes o ponto duplo, virar, fazer ponto duplo e seguir até 5 malhas do ponto duplo (passando marcador do início de carreira), virar e fazer ponto duplo. Repetir a carreira anterior mais 4 vezes, até ficar com 6 pontos duplos de cada lado.
Mantendo as agulhas, seguir em canelado 1/1 rematar a completar 6 nós.
MANGAS:
Retomar as 66 malhas do fio auxiliar de um lado da peça para as agulhas circulares/ DP 4.5 mm e montar 1 malha em cada uma das 8 novas malhas montadas no lado sob a manga = 74 malhas (mais 1 por canto que se elimina na volta seguinte, para fechar mais um pouco o gap que naturalmente se forma).
Colocar um marcador no meio das 8 malhas montadas (BOR).
Seguir em circular 6 nós em meia e depois fazer uma carreira de diminuições a cada 8ª carreira, até ficar com 50 malhas.
carreira de diminuições, 1 meia, mate à esquerda (ssk), meia até 3 malhas do fim, mate à direita (k2tog), 1 meia.
Trocar para agulha 4mm e seguir a direito 4 nós em canelado 3/1 e depois 7 nós canelado 1/1 (tendo o cuidado de desfasar as malhas para quebrar a continuidade). Rematar como se apresentam.